O que é o Marketing?

O que é o Marketing?

O objetivo do Marketing é identificar os desejos e necessidades dos consumidores e a partir daí, gerar valor para criar um maior relacionamento com uma audiência.

Já se questionou como é que algumas empresas conseguem atrair tantos clientes? O que essas empresas fazem para se conseguirem destacar no mercado? O porquê de alguns produtos venderem tanto e outros só gerarem prejuízo?

O maior segredo de todo o sucesso sem dúvida que passa pelo marketing!

Quem domina o marketing está sempre em cima do acontecimento sobre tudo o que envolve o mercado. Isso é fundamental para saber como se posicionar, como conquistar e atrair clientes, como entregar valor para os públicos definidos e por último, mas não menos importante, como gerar lucro e competitividade com tudo anteriormente mencionado.

Parece simples? Mas não é! Tudo isto implica um conjunto de conhecimentos, que vão para além de vender produtos. O marketing abrange diversos conceitos, estratégias, canais e metodologias, que são obrigadas a sofrer constantes alterações para conseguirem acompanhar as transformações da sociedade.

Ou seja, o Marketing identifica necessidades e desejos de determinados públicos nas mais variadas áreas, mede e qualifica o tamanho do mercado para tornar possível o cálculo do potencial lucro.

No marketing o foco principal é gerar valor sobre produtos, serviços ou marcas, tendo como objetivo a conquista e a fidelização de clientes.













O que é o Marketing?

Objetivos de Marketing

Se pensa que o Marketing é responsável apenas por aumentar as vendas de produtos e serviços, desengane-se! As estratégias de marketing podem ter objetivos bem mais abrangentes para ajudar as empresas a alcançar diferentes resultados.

Vamos conhecer alguns dos objetivos de marketing, que ajudam mais as empresas?

1 - Vender Mais

Sim, o principal objetivo do marketing é gerar lucro com a venda de produtos de uma marca ou serviços de uma empresa! E para isso, é necessário delinear estratégias de marketing assertivas que vão ao encontro das necessidades dos clientes. É importante vender mais, mas até chegar a essa etapa existe outros objetivos de marketing a trabalhar para que tudo dê certo!

2 - Fidelizar Clientes

O objetivo do marketing não deve terminar na venda de algum produto ou serviço. É fundamental a empresa continuar próxima dos clientes para os consumidores não se esquecerem da marca e voltarem a comprar novamente. Afinal, fidelizar clientes torna-se mais barato e simples que angariar novos clientes que não têm nenhuma ligação com a empresa.

3 - Aumentar a Visibilidade

Outro objetivo do Marketing é aumentar a visibilidade da marca e dos seus produtos ou serviços. Mas atenção, para otimizar os investimentos em marketing, as estratégias devem estar direcionadas para o público que tem mais probabilidade e interesse em fidelizar com a empresa.

4 - Gerir uma Marca

O marketing e o Branding de uma empresa andam de mãos dadas. A construção e o reconhecimento de uma marca, estão na mente dos consumidores.

Para que os consumidores absorvam a imagem de marca de uma empresa, é fundamental tornar os valores e a missão percetível através das estratégias de marketing como, por exemplo, em alguma peça de publicidade e na definição dos preços praticados.

5 - Construir boas relações

No Marketing é fundamental manter uma boa comunicação e relacionamento. Com a comunicação e o relacionamento certo com os clientes, parcerias e colaboradores, consegue fortalecer a marca de uma empresa. O aumento de vendas e a fidelização de clientes deve-se muito a todo este processo.

6 - Educar o Mercado

Este objetivo no marketing tornou-se bastante recorrente na atualidade e só tem tendência para crescer ainda mais. A produção de conteúdo em blogs, redes sociais, revistas, jornais e outros canais ajudam a criar autoridade para a marca e, ao mesmo tempo demonstram ao consumidor as soluções que a empresa oferece. Ou seja, a intenção é mostrar ao consumidor o quão útil pode ser determinado produto ou serviço.

7 - Engajar Colaboradores

As estratégias de marketing são também responsáveis por cativar um público essencial para o funcionamento e o sucesso de uma empresa, são os colaboradores. Assim, o Endomarketing é o responsável por engajar o público interno da empresa e torná-los colaboradores mais felizes no seu trabalho e ganhar mais publicidade da marca.





O que é o Marketing?

O que é Inbound Marketing?

As estratégias de Inbound Marketing ou também conhecidas por marketing de atração, não fazem as empresas irem atrás dos consumidores para vender os produtos ou serviços, como acontece com a publicidade tradicional.

Nas estratégias de Inbound Marketing, o objetivo é atrair interessados para transformá-los em leads e convertê-los em clientes, seguindo o funil de vendas.

A principal estratégia para promover esse relacionamento com a marca, é a criação de conteúdo relevante para os consumidores.





O que é o Marketing?

O que é Outbound Marketing?

Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing é responsável pela abordagem para descobrir novos clientes.

As empresas identificam quem tem potencial para tornar-se cliente e apostam em diversos canais como, por exemplo, em banners em websites e blogs, social ads, anúncios televisivos e chamadas telefónicas, com o objetivo de alcançar esses novos clientes.

Para que na estratégia de Outbound Marketing tenha um resultado positivo, é fundamental apostar na segmentação e personalização da mensagem para despertar o interesse de pessoas que realmente tenham interesse no produto ou serviço divulgado. Caso contrário, corremos o risco da mensagem ficar demasiado generalizada e acabamos por incomodar pessoas que não têm interesse algum, nos produtos ou serviços que estão a ser divulgados. Basta pensarmos nas chamadas indesejadas de telemarketing que por vezes recebemos, este é apenas um exemplo como uma estratégia de Outbound Marketing mal planeada pode ser inoportuna.





O que é o Marketing?

Como criar um bom plano de marketing?

Vamos perceber qual é a melhor maneira de criar um bom plano de marketing. Esse planeamento da estratégia de marketing pode ter como objetivo alguma marca ou algum produto específico da empresa.

As empresas com um bom plano, conseguem obter uma ferramenta concreta para guiar a aplicação das melhores estratégias e garantir a competitividade no mercado. Ou seja, o objetivo principal de ter um plano é guiar a empresa, das estratégias à ação.

É importante sabermos que o plano de marketing é toda a documentação do planeamento. Assim sendo, as análises do micro e macro ambiente, a definição do público-alvo e o posicionamento da marca, devem surgir antes de iniciar um bom planeamento de marketing.

Posteriormente, o plano vai estipular como é que a empresa vai atuar perante o cenário e conforme as definições estratégicas.

Vamos ver alguns prontos importantes que não podem faltar num bom plano de marketing, mas que podem variar com as necessidades de alguns setores de negócios diferentes.

1 - Definições do Planeamento Estratégico

O plano de marketing deve ser iniciado com as definições do planeamento estratégico da empresa. Isso deve incluir a missão, a visão e valores da marca, acompanhado dos objetivos e metas da empresa.

2 - Descrição da análise do ambiente de marketing

Esse plano também deve conter as principais ameaças e oportunidades do ambiente externo, as forças e fraquezas do ambiente interno. Devemos utilizar a famosa análise SWOT para realizar esses apontamentos.

3 - Definições de segmentação

Nesse plano também devemos apontar com quais públicos-alvo a empresa pretende trabalhar, qual a segmentação do mercado, e qual o posicionamento que vamos adotar para cada um deles. Nesta fase também é importante implementar a criação da persona, para definir com quem as suas estratégias vão comunicar.

4 - Definições do mix de marketing para cada segmento

Em seguida, vamos definir as estratégias dos 4 Ps do marketing:
- Preço
- Praça
- Promoção
- Produto

Isso deve sempre de ser definido para cada segmento e de acordo com o posicionamento de cada marca para cada um.

5 - Cronograma de execução

Esta etapa é fundamental para tirar o plano de marketing do papel e colocar finalmente em prática. Nesta etapa, vamos definir através de um calendário, data e prazos, e os responsáveis por cada atividade e os recursos que vão ser necessários para executar o plano de marketing.

6 - Indicadores de desempenho

Nesta fase, a definição dos indicadores de desempenho, são um dos pontos principais no planeamento de marketing. É através deles que vamos verificar se as estratégias estão a alcançar os resultados desejados, em alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa.

Neste artigo ficou a saber: “O que é o marketing?”, “O que é Inbound Marketing?”, “O que é Outbound Marketing?” e também “Como criar um bom plano de Marketing?” e as suas diversas etapas. Se este artigo ajudou, talvez tenha interesse em saber mais sobre “As melhores estratégias de Marketing”.