Tipos de Marketing

5 Tipos de Marketing mais utilizados

As formas como se faz marketing têm vindo a mudar ao longo dos anos, devido à adaptação das novas tecnologias disponíveis progressivamente ou até mesmo a partir de perspetivas inéditas sobre novos desejos e necessidades do consumidor.

Ainda na atualidade, conseguimos encontrar características semelhantes no marketing que já foram aplicadas no passado, mas com a evolução da tecnologia, temos que ter em consideração que existem uma maior panóplia de lugares onde o consumidor está presente, aqui neste artigo vamos falar desses tipos de marketing.

Na atualidade, entre os diversos tipos de marketing, não estão apenas estratégias digitais.

Antigamente, o marketing estava apenas direcionado para anúncios em televisões, rádios, outdoors, revistas, jornais ou até mesmo através do telemarketing, distribuição de brindes e organização de eventos, mas nos dias de hoje existe diversos tipos de marketing.

Hoje em dia, temos que ainda que considerar que o consumidor, para além de estar propicio a ser atingido por essa publicidade na rua, ele também pode ser atingido através da enorme potência que são as plataformas digitais, como as redes sociais, blogs, websites, entre outros tipos de marketing...

Para alguns sectores de negócios, as ações na meio offline, também trazem excelentes resultados, seja em divulgação, vendas ou aumento de autoridade, mas o que realmente vamos falar aqui é sobre os tipos de marketing.

No fim de contas, existe sempre um tipo de marketing certo a aplicar no seu negócio, dependendo do objetivo que pretende alcançar.

Continue a ler e descubra os tipos de marketing que mais se adequam ao seu negócio.





Tipos de Marketing

1 – Marketing Digital

O foco do marketing digital é o mundo da internet, assim sendo, o marketing digital destaca-se dos outros tipos de marketing, porque todas as ações de marketing efetuadas no universo online, associa-se ao marketing digital.

Podemos encontrar recorrentemente, diversas estratégias de marketing digital aplicadas no google, em redes sociais e aplicações mobile, foi por isso que decidimos partilhar consigo os tipos de marketing.

O facto do marketing digital ser bastante abrangente, implica a necessidade de ser dividido em vários nichos, como por exemplo, o marketing de conteúdo, que é mais um tipo de marketing muito utilizado nos dias de hoje.

As estratégias de marketing digital, têm inúmeras vantagens como, conseguir uma maior precisão nos resultados pretendidos, existir a possibilidade de verificar os resultados da estratégia implementada em tempo real e têm um custo bastante inferior, comparativamente ao marketing tradicional . Assim sendo, não será surpresa para ninguém que as empresas reservam cerca de 75% dos investimentos para apostar em estratégias de marketing digital durante um longo período de duração, e não é demais falar que é por isso que existe mais tipos de marketing para serem utilizados no seu negócio.





Tipos de Marketing

2 – Marketing Tradicional

Existem pessoas que chamam marketing tradicional e outras que chamam marketing offline.

Ambos os termos utilizados, não estão errados, apesar de haver ideias aplicadas no marketing offline que também poderão funcionar bem online e neste artigo falamos desses tipos de marketing online que poderá usar no seu negócio.

O marketing tradicional tem como objetivo fixar uma marca na mente dos consumidores. Assim a escolha do consumidor quando existir uma necessidade de compra, irá associar quase de forma automática, a marca publicitada.

No mundo offline, essa publicidade poderá surgir através de anúncios de televisão, rádios, outdoors, revista e jornais, mas também através da distribuição de brindes, organização de eventos e estratégias de telemarketing.

Nestes modos de marketing tradicional, têm que ser considerados que acarrenta um maior investimento e é essecial a aplicação de uma estratégias acertiva para atingir o consumidor no lugar certo. Não podemos correr o risco de publicitar no jornal se o consumidor está frequentemente a ver televisão, veja mais tipos de marketing.





Tipos de Marketing

3 – Marketing Direto

A maneira mais fácil de percber o que realmente é o Marketing Direto é partir de uma comparação simples.

Quando escrevemos um artigo num blog, por exemplo, sabemos que vamos direcionar esse artigo a um número indeterminado de pessoas, certo?

Mas quando fazemos uma campanha de e-mail marketing, fazemos o envio de um catálogo ou enviamos um SMS, vamos abordar apenas um cliente específico, este é um tipo de marketing que a nossa equipa usa bastante, tendo até muitos bons resultados com a implementação deste tipo de marketing.

E é assim que funciona o Marketing Direto, uma comunicação um para um, sem a necessidade de intermediários.

Apesar da campanha ser enviada através de uma base de dados e com uma mensagem padrão, garante sempre a sensação exclusividade e próximidade, por conter o nome próprio do cliente.

Para além que, se existe registo nessa base de dados é porque essa pessoa já demosntrou interesse anterioemnte na marca ou produto, e a isso chama-se um lead.

A grande vantagem deste tipo de marketing, o Marketing Direto, é que estamos a comunicar com pessoas que já conhece a marca e os produtos ou serviços que ela oferece, então nada melhor que estabelecer uma chamada de atenção.

Já ouviu falar em CTA (Call to Action)?

Significa elaborar uma oferta clara e incentivar o cliente a aceitá-la.

Por exemplo, as campanhas enviadas por e-mail com uma oferta exclusiva e por tempo limitado, vão dispultar ao cliente sensações de escassez, urgência na compra e exclusividade na oferta e este tipo de marketing funciona muito bem.





Tipos de Marketing

4 – Marketing Conteúdo

O Marketing de Conteúdo tornou-se na atualidade, uma das mais poderosas ferramentas para colocar em prática com outros tipos de marketing.

O Marketing de Conteúdo tem como objetivo, oferecer ao leitor conteúdo de qualidade, focado nas necessidades do público-alvo, disponibilizando dicas e informações, que podem ser usadas em diversas situações.

Os artigos em blog, publicações em redes sociais, e-books, Webinários e infográficos, são alguns dos formatos mais utilizados para implementar o marketing de conteúdo. Não tem a noção como este tipo de marketing funciona bem? Iremos falar disso num outro artigo mais para a frente!

O Marketing de Conteúdo tem como foco principal a persona, assim como no marketing digital.

É fundamental perceber por onde anda o seu potêncial cliente, os tipos de formatos que ele procura quando precisa de informações sobre o produto ou serviço e qual é o tipo de linguagem que mais se adequa na comunicação com esse tipo de cliente ou persona. Também se torna fundamental aplicar os tipos de marketing certos para atingir o cliente e a persona que se pretende.

O levantamento de todas essas informações vão ser fundamentais para conseguir antigir as necessidades desse género de cliente.

São também essas informações que vão fazer a diferença para gerar um maior engajamento e reforçar o reconhecimento e a autoridade da marca, no segmento em que atua. Um estudo bem efetuado vai trazer-lhe as resposta que precisa para saber quais são os tipos de marketing que deve apostar.





Tipos de Marketing

5 – Marketing de Produto

O Marketing de Produto é o segmento que divulga e comercializa o produto para leads, clientes e outros. Dentro das estratégias de marketing, o marketing de produto é fundamental para apresentar os novos produtos das empresas para o mercado e aos potênciais consumidores. Dentro de todos os tipos de marketing, o marketing de produto consegue alcançar excelentes resultados quando se fala em vender produtos ou serviços.

O principal foco no Marketing de Produto, é conectar os produtos das empresas às pessoas, e dessa forma encontrar o público-alvo ideal para a venda ou divulgação desse novo produto.

Nas estratégias de marketing de Produto é muito importante definir o posicionamento do produto e o perfil do consumidor, criar a mensagem que a empresa quer transmitir sobre o produto, desenvolver o diferencial competitivo do produto e alinhar as equipas de vendas e de maketing para garantir que estão todos a remar na mesma direcção. Por fim, faz-se o lançamento do produto com o objetivo de alcançar os potências consumidores e possíveis clientes no mercado. É lógico que precisamos mais que uma estratégia de marketing de produto para alcançar determinados objetivos, mas o marketing de produto consegue assim, ter um papel fundamental perantes outros tipos de marketing, porque reúne a necessidade do funcionamento ser eficaz para garantir a venda de serviços e produtos que converte lucro às empresas.

Saiba mais sobre, o que é o Marketing?