Marketing Turístico

O que é o Marketing Turístico?

O Marketing Turístico é essencial para todos os sectores de turismo, tanto para pequenos alojamentos, como também para grandes hotéis, empresas de transportes ou até mesmo agências de viagens.

O Marketing Turístico vai ajudá-lo a delinear a persona perfeita para a empresa. Também vai conseguir criar um funil de vendas estratégico e assim garantir a rentabilidade para os usuários, com o resultado perfeito de uma otimização para os motores de pesquisa orgânica.

Obviamente que os clientes procuram por preços mais baixos, mas se a empresa chegar à conclusão, quem é o seu público e perceber o que realmente o público procura a nível de informações, o cliente irá optar pela melhor escolha e não pelo preço mais baixo que provavelmente não tem o que realmente ele procura e precisa.

É aqui que o Marketing Turístico também é importante para um negócio de turismo, bem implementado acaba por ser um processo competitivo na decisão do cliente.

O Marketing Turístico irá mostrar ao cliente que os pacotes de viagens, não são apenas a única opção, mas sim a qualidade, a credibilidade da viagem e toda a experiência que irão ter. Afinal para que serve o Marketing Turístico?!

É tornar a sua empresa deferencial das outras, como ter a capacidade de mostrar ao seu público uma experiência incrível comparativamente à sua concorrência. A forma como as pessoas procuram informações mudou muito e as empresas de turismos precisam de se adaptar a esse tipo de comportamento.

Na atualidade, os clientes procuram detalhes em sites, redes sociais e principalmente em Influencers.

E assim tornou-se muito mais acessível à procura de comparação de preços, restaurante mais famoso ou charmoso e o hotel de sonho, tendo a oportunidade de estruturar a sua própria experiência da viagem. E a sua pergunta é: "Qual é então a importância de implementação do Marketing Turístico, se todas as informações já estão disponíveis?" Pois é, por isso é que a nossa equipa decidiu partilhar este artigo consigo, para lhe explicar a importância e como deve aplicar o Marketing Turístico no seu negócio.





Marketing Turístico

2 – Para que serve o Marketing Turístico?

Para que o seu negócio de turismo se torne diferencial da sua concorrência, mesmo ao apresentar os seus packs de viagens, também será possível o cliente escolher melhores opções que o seu negócio tem para lhe oferecer.

Se a implementação do Marketing Turístico for correto irá ao encontro daquilo que o cliente procura, então provavelmente mais pessoas irão encontrar a sua empresa e assim tornar-se uma referência no mercado do turismo.

O Marketing Turístico serve também para ajudá-lo a perceber as dores e os receios do seu público, tendo a vantagem que conseguir promover conteúdo de forma a atraí-los mais facilmente.

Para conseguir obter algumas informações válidas para implementar uma estratégia de Marketing Turístico, pode começar por fazer algumas perguntas aos seus clientes, por exemplo: Se fazem viagens frequentes, que tipo de atividades gostam de fazer durante a viagem, quais são os motivos que os levam a viajar...







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3 – Como deve aplicar o Marketing Turístico?

Como já falamos anteriormente, vamos explicar como pode obter várias informações para criar uma persona.

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3.1 - Como criar uma persona no Marketing Turístico?

Se já tem um site institucional, ótimo. Só tem que ter esse site conectado com Google Analytics para observar algumas informações que irá precisar, tais como:

- Dados demográficos dos seus clientes;
- De qual pais tem mais visitas no site;
- Qual é a página mais visitada;

Agora para conseguir chegar aos interesses dos seus clientes, basta procurar ferramentas que exibem as palavras-chave mais procuradas pelo seu público e implementar essas palavras no seu site, para que seja encontrado no Google mais facilmente pelos seus clientes.

Faça campanhas de e-mail marketing, para ter acesso ao resultado da estratégia implementada.

Faça também uso das suas redes sociais, para analisar quais são os conteúdos que geram mais likes, comentários através do seu público e também não se esqueça do conteúdo que é mais ignorado, para não voltar a falhar.

O exemplo de uma persona é o aventureiro: É aquele que faz pesquisa por si próprio, gosta de conhecer bem a comunidade para onde vai, mas só decide no local o que vai fazer. E este tipo de persona costuma ser ativo nas redes sociais, acabando por ser uma referência para outros, pode até ser um grande influencer.

Outro exemplo de persona é aquele que procura os preços baixos: Esse é aquele público mais jovem, que procuram os alojamentos e destinos mais baratos, esse público já conhece bem os locais onde deve procurar essas referências para agendar viagens e atividades.

Como pode ver não é assim tão difícil criar um público ou uma persona para a sua empresa.

Com todas estas informações irá conseguir criar uma persona mais específica para a sua empresa, é por tudo isto que o Marketing Turístico é importante, mas não só, continue a ler para ver mais como aplicar de forma correta.

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3.2 - O que a concorrência anda a fazer?

Já pensou o que a sua concorrência anda a fazer, não? Então pode começar a analisar isso mesmo!

Visite os sites de viagens como o TripAdvisor ou o Trivago, vai ajudá-lo a determinar os pontos fracos e as expectativas do seu público-alvo.

Nesses mesmo sites também pode analisar as tendências, como os hábitos e preferências de viagens mais recentes.

Com estas informações consegue obter as preferências, requisitos, escolhas, os desejos mais específicos do seu público e qual é o tipo de viagem que eles mais gostam de fazer.

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3.3 - Os tipos de turismo

Vamos então falar dos tipos de turismos e as personas.

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3.3.1 - Turismo de negócios

As viagens do turismo de negócios, costumam ser muito específicas, mas é importante conter nos pacotes atrações e atividades para as horas vagas do trabalho.

Estas viagens normalmente são curtas, a solução é investir em passeios e visitas guiadas para esta persona.

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3.3.2 - Turismo gastronómico

Estas pessoas normalmente procuram destinos que possam conhecer novos sabores e partilhá-los nas redes sociais, adoram experimentar referências da gastronomia local.

É por isso que é bom pensar aqui no marketing turístico, pois esta persona são considerados bons influencers, que irão falar sobre toda a experiência nas redes sociais.

Aqui tem que aproveitar e pedir a essas pessoas para identificar o seu negócio ou até mesmo fazer uma parceria de divulgação.

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3.3.3 - Turismo adulto

Aqui pode contar com casais com ou sem filhos, que adoram aproveitar uma experiência mais tranquila e romântica a dois ou na companhia dos filhos.

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3.3.4 - Cliente de Luxo

Estas pessoas procuram destinos mais glamorosos com gastronomia diferenciada.

Agora que já sabe como criar uma persona, vamos à próxima etapa do Marketing Turístico, que será muito importante, por isso, leia com muito atenção.





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4 – Estratégias de SEO para ser encontrado pelos usuários

É importante estar na primeira página do Google, sabe porquê? Não?

Nós vamos explicar da forma mais simples para si! Quando alguém faz uma pesquisa no Google, 90% dessas pessoas, não passam da primeira página do Google, excepto raras exceções.

A ideia é ser competitivo na pesquisa orgânica e tentar colocar a sua empresa bem posicionada no Google.

É aqui que vai adaptar o seu site com estratégias de SEO, para aumentar os seus ganhos sem pagar anúncios ao Google.

Aqui nesta etapa, temos a certeza que o ideal será contratar um profissional, especialista em otimização SEO, para que o seu site alcance os primeiros lugares da pesquisa orgânica, principalmente até ao 5º lugar, depois desse, acredite que já não consegue vender.





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5 - Avaliações e Comentários nas Redes Sociais da Empresa

Sim percebeu bem, é bastante relevante as avaliações e comentários nas redes sociais da sua empresa de turismo, isto também é relevante no Marketing de Turístico.

Quem não gosta de ver as opiniões dos outros sobre aquilo que nós procuramos e queremos vivenciar experiências semelhantes ou até mesmo iguais?! Principalmente em viagens, como por exemplo: Saber sobre o atendimento dos funcionários, se existe uma boa higiene ou até se as condições serão boas e confortáveis. Isto tudo é importante para qualquer cliente.

Então, não se esqueça de pedir aos seus clientes para partilharem os seus testemunhos, nas suas redes sociais ou nas redes sociais do seu negócio, será uma ótima vantagem para o Marketing Turístico da sua empresa.





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Conclusão

Com todas estas estratégias que abordámos neste artigo, sobre o Marketing Turístico, irá conseguir acompanhar os movimentos e as tendências de um mercado em constante expansão.

Tenha atenção a qual será a melhor persona que se encaixa às necessidades atuais da sua empresa, para conseguir ter o alcance que sempre quis para a sua empresa.

Não se esqueça de perceber quem é realmente o seu público-alvo e ir ao encontro das suas necessidades, para obter os melhores resultados.

Ah, só mais uma dica, daquelas muito boas... Trate sempre o seu cliente com a máxima empatia, tente sempre perceber e entender o cliente para que ele sinta que a sua empresa é a escolha perfeita para ele.

Neste artigo ficou a saber: “As melhores estratégias do Marketing Turístico”, e queremos deixar bem claro que aquela abordagem sobre as “ Estratégias de SEO” são muito importantes, não pode deixar essa para atrás, se não conseguir fazer essa otimização no site do seu negócio, não se preocupe a nossa equipa tem o profissional certo para si, é só entrar aqui! Se este artigo ajudou, talvez tenha interesse em saber mais sobre “Como aparecer no primeiro lugar do Google?”